domingo, 11 de março de 2012

Erosão ácida


A sensibilização para o desgaste dentário tem aumentado ao longo dos últimos anos, em grande parte devido aos avanços na dieta e na saúde oral.

1. Os dentes estão durando mais tempo
O maior sucesso da medicina dentária no controlo das cáries e das doenças periodontais tem aumentado a longevidade da dentição natural. Dentes saudáveis e não restaurados estão expostos por muito tempo aos processos de desgaste de cada dia.

2. O paradoxo da dieta saudável
As dietas modernas incluem normalmente alimentos com muita acidez. A maior parte das frutas, sumos de fruta e bebidas com carbonatos – incluindo as variantes sem açúcar – têm um pH muito baixo, suficiente para amolecer e desmineralizar a superfície do esmalte .

Enquanto que o aumento do consumo destas alternativas ‘saudáveis’ pode ter benefícios para a saúde, o seu impacto nos dentes pode ser menos bem-vindo.
O ácido amolece temporáriamente a superfície do esmalte. É um processo normalmente atenuado pela acão natural da saliva, devido à presença de cálcio, mas o contacto frequente ou prolongado do ácido deixa pouco tempo para a remineralização. Neste estado enfraquecido, o esmalte está propenso ao desgaste da acção abrasiva da pasta de dentes e da escovagem. Os dentistas estão a ver um aumento de lesões cervicais não cariadas e outros sinais de erosão-abrasão que parecem estar ligados a este processo.

Outras causas de perda de superfície dentária, que podem estar presentes em conjunto com as causas mencionadas, incluem o bruxismo, escovação exagerada, regurgitação, fumar de cachimbo e a doença de refluxo gastro-esofágico.

 

Existe tratamento para erosão dentária?

O diagnóstico precoce acompanhado do aconselhamento da dieta e o monitoramento ajudam a tratar de forma bem sucedida e prevenir a progressão da erosão dentária. O tratamento restaurador é difícil, oneroso e requer contínuo acompanhamento. Assim, o controle racional do consumo de alimentos com altos índices ácidos será essencial desde a infância.

Portanto a prevenção é um imperativo no combate à erosão ácida dentária, a prevenção deve começar desde cedo com a ida rotineira ao consultório odontológico evitando este e outros males ao qual estamos sujeitos.

Se a erosão dentária apresentar quadros de sensibilidade dentinária há tratamentos complementares indicados: bochechos específicos, aplicações de selantes ou vernizes nas superfícies dos dentes, sessões de aplicações de laser terapêutico no colo dos dentes sensíveis.