terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Reabilitação Oral

 


 
Feito no consultório, a reabilitação oral é um conjunto de medidas atraumáticas, sem dor e tratamentos simples que têm como objetivo reabilitar o paciente para uma mastigação adequada.
Após os exames radiográficos e de modelos, é feito um estudo reproduzindo os movimentos naturais da sua engrenagem dental durante a mastigação. Com esse estudo, podemos diagnosticar onde há desarmonia oclusal, qual desconforto  causado e quais as opções de tratamento. Em conjunto com o paciente, selecionaremos os diversos tipos de tratamento.
Além de devolver a função mastigatória ao paciente, a reabilitação é um passo necessário para a estética do sorriso.
Sabemos que a falta de estabilidade mastigatória pode ocasionar:
  • Bruxismo
  • Desgaste dental
  • Dores de cabeça
  • Problemas nutricionais
  • Problemas posturais
  • Fratura dental
  • Dificuldade na abertura e fechamento de boca (Trismos).

Escova dental


Como cuidar de sua escova dental

 
 


Além de ter uma escova com qualidade é preciso cuidar para que ela não se torne um problema. O modo como sua escova é limpa e armazenada pode influenciar muito na sua saúde bucal.
Fatores como umidade, falta de circulação de ar, restos de comida e exposição às bactérias do banheiro (lembre-se de sempre dar a descarga com a tampa do vaso sanitário fechada) podem fazer com que microrganismos contaminem sua escova.

A limpeza da língua


A limpeza da língua também é importante




Só existe limpeza efetiva se houver escovação, com a língua não é diferente. É imprescindível a remoção mecânica dos resíduos da língua, para isso nada melhor que uma escova dental. Mas não é necessário utilizar creme dental para realizar a limpeza da língua. É importante saber que escova sem pasta funciona bem na higiene oral, já a pasta sem escova não garante nenhum resultado satisfatório. O creme dental tem um papel de acessório facilitador na limpeza bucal, facilitando a remoção mecânica feita pela escova.




Para quem não se adapta com a escova, temos a opção do raspador lingual. Particularmente acredito ser de uso mais fácil e confortável.



Xilitol

Xilitol é tudo de bom!

O xilitol é um adoçante com gosto semelhante ao açúcar convencial e apenas 1/3 das calorias. É de fácil incorporação no dia-a-dia e seu uso é indicado para prevenção e recuperação de lesões de cárie, redução de infecções auditivas, prevenção da osteosporose e é permitido e recomendado para diabéticos e obesos. A ação anti-cáries funciona quando ele é utilizado de 3 a 5 vezes aos dia, preferencialmente após as refeições. O grande problema do produto é seu alto custo, por isso ainda são poucos os produtos disponíveis no mercado brasileiro.


CHICLETES COM XILITOL NO BRASIL E NOS EUA

Tablete Valda Diet com Xilitol - Goma de mascar  
Malvatricin 5 em 1 - versão creme dental e enxaguatório.
Malvatricin kids com xilitol - creme dental infantil em duas versões: com e sem flúor 
Happydent - Goma de Mascar da Vivident




CHICLETES COM XILITOL NA EUROPA

Produtos importados:
Pete & Pam - Creme Dental Infantil
Trident Advantage - Goma de Mascar - o Tridend disponível no Brasil não contém Xilitol na sua fórmula.
Smint - Pastilha e Goma de Mascar

Toxina botulínica

 



TOXINA BOTULÍNICA NA ODONTOLOGIA (Perguntas freqüentes)


1- O que é a toxina botulínica, nome comercial BOTOX OU DYSPORT?
O botox é a toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A substância é famosa por ser utilizada com sucesso na correção de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando realizamos movimentos mímicos. O nome comercial BOTOX é o mais comum, pois foi a primeira toxina botulínica produzida pela Allergan. Hoje no Brasil existem outras marcas comerciais como DYSPORT, PROSIGNE e XEOMIN, tão eficazes quanto o BOTOX.

2- Quais as indicações da toxina botulínica (BOTOX ou DYSPORT) na odontologia?
Poucas pessoas sabem que a toxina botulínica tem uma importante indicação terapêutica no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios (apertamento dental e bruxismo), assimetrias faciais, hipertrofia do músculo masseter e disfunção das articulações têmporo mandibulares. Na odontologia o botox pode ser utilizado com sucesso para correção do “sorriso gengival”, que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando uma faixa de gengiva grande e tornando o sorriso anti-estético.

3- O que são rugas dinâmicas?
As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, são aquelas provocadas pela contração dos músculos da mímica facial e com o passar dos anos levam à formação de vincos na pele.

4- Como age a toxina botulínica (BOTOX ou DYSPORT)?
Quando injetada nos músculos, a toxina botulínica bloqueia a liberação da acetilcolina, uma substância neuro-transmissora responsável por promover a contração muscular. Uma vez paralisado o músculo, ocorre seu relaxamento e consequentemente a atenuação das rugas e diminuição da dor.

5- Em que regiões a toxina botulínica pode ser aplicada?
No 1/3 superior da face para a eliminação de rugas: aplica-se na região da testa, glabela (entre os supercílios), em cima das sobrancelhas (sobre os músculos corrugadores) e na região peri-orbitária ("pés de galinha"); no 1/3 médio da face, acima da “asas” do nariz (para correção do “sorriso gengival”); no 1/3 inferior pode ser aplicada no mento (queixo) e abaixo das comissuras labiais. Na odontologia pode ser aplicada no músculo masséter e feixe anterior do músculo temporal para atenuar o bruxismo e o apertamento dental. A toxina botulínica também está indicada para atenuar rugas no pescoço, controlar a hiperidrose (excesso de sudorese) nas axilas e palmas das mãos, aliviar dores lombares, enxaquecas e cefaleias tensionais.

6- O tratamento com a toxina botulínica pode tirar a expressão facial de uma pessoa?
Sim. Quando se realiza um número muito grande de aplicações de toxina numa mesma região, pode ocorrer a paralização total dos músculos responsáveis pela expressão facial. Entretanto, quando o procedimento é realizado sem exageros, consegue-se um ótimo resultado estético.

7- Como são realizadas as aplicações de toxina botulínica para tratamento de rugas?
Inicialmente analisa-se criteriosamente a face do paciente e determina-se com lápis dermatográfico os pontos que receberão a toxina. Em seguida, injeta-se a mesma diluída em soro fisiológico sob a pele com agulhas finíssimas, semelhantes as de insulina.

8- As aplicações são doloridas?
Em hipótese alguma! Como as agulhas utilizadas são extremamente finas (iguais as de insulina), não ocorre dor, apenas um ligeiro incômodo, e a maioria dos pacientes relata qua a “picadinha” é absolutamente suportável, sendo que alguns nem manifestam dor. Para as pessoas mais sensíveis, pode-se lançar mão de um creme anestésico tópico, que deve ser aplicado de 30 a 60 minutos antes.

9- Após quanto tempo começam a aparecer os efeitos estéticos e terapêuticos da toxina botulínica?
O efeito começa a ser percebido entre 48 e 72 horas após as aplicações, e tem o pico máximo após 15 dias, quando estabiliza. Recomenda-se sempre agendar o paciente após 15 dias da primeira aplicação para verificar a necessidade de eventuais “retoques” estéticos.

10- Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?
O efeito do tratamento varia de pessoa para pessoa, e numa mesma pessoa em relação ao músculo paralisado. Em músculos potentes e com muita atividade a durabilidade do efeito é pequena (1 a 3 meses). Uma vez finalizado o efeito, pode-se aplicar novamente a toxina. A continuidade do tratamento ao longo dos anos faz com que a duração do efeito seja maior.

11- A exposição ao sol atrapalha?
Não há evidências de que os raios solares interfiram no tratamento com a toxina botulínica. No entanto, lembre-se de que o sol é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, evite-o ao máximo.

12- Em quais casos a toxina botulínica está contra-indicada?
A aplicação de toxina botulínica está contra-indicada em pacientes gestantes e que estejam em fase de amamentação. Outra contra-indicação importante é nos casos de portadores de doenças que afetam os músculos como, por exemplo, a esclerose lateral amiotrófica.

13- A toxina botulínica provoca algum efeito colateral?
A toxina botulínica é segura e eficaz, porém após as aplicações podem ocorrer efeitos colaterais transitórios como dor de cabeça, náusea, diplopia, xerostomia (diminuição das secreções lacrimal e salivar), pequenos hematomas e ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior). Não se conhecem reações alérgicas as toxinas, porém não devem ser aplicadas em pacientes alérgicos à albumina (proteína do ovo), pois ela está presente na composição da maioria das marcas comerciais de toxina.

Visão Multidisciplinar

Disponibilizamos horários personalizados
conforme  necessidade do paciente. 
Atendimento multidisciplinar é quando se reúne profissionais de diferentes áreas em um único local. Este tipo de trabalho permite a realização de diagnósticos com altíssimo índice de acerto e a execução de cada etapa do tratamento realizada somente com especialistas em cada uma de suas áreas. A união desses fatores chamamos sucesso clínico.

O atendimento multidisciplinar também representa uma facilidade para o paciente que realiza todo seu tratamento em um único local, sem precisar se deslocar pela cidade. É uma Odontologia cada vez mais abrangente com a comodidade de se sentir sempre em casa, com disponibilidade de dia e horário, basta entrar em contato e agendar!

Facetas de Porcelana




Procedimentos com grau leve de desgaste dentário, as facetas de porcelana são muito usadas por artistas, modelos e outros profissionais que dependem da aparência em seus trabalhos como forma de se alcançar um sorriso perfeito. 
Devido às suas excelentes características mecânicas e estéticas as porcelanas representam uma revolução no que diz respeito à estética dental.


Periodontia


Periodontia (Gengiva)

 




A periodontia engloba o tratamento de todas as alterações gengivais, ósseas e de todos os tecidos que suportam os dentes.
A doença periodontal não é só um problema de adultos, ela também pode afetar crianças e adolescentes.Por isso, se você apresentar algum sinal de inflamação ou sangramento gengival, mau hálito, alguma mobilidade ou mudança na posição de seus dentes, retração da gengiva, convém realizar um diagnóstico completo e detalhado para verificarmos como está sua saúde periodontal.

Como tecnologia, além de utilizarmos o laser na terapia fotodinamica na desinfecçao dos tecidos periodontais, portadores de doença periodontal têm maiores riscos de apresentar problemas cardíacos, então, cuide bem de sua saúde bucal.


Inlays e Onlays Cerâmicos



Quando o dente precisa ser restaurado e o grau de perda de estrutura dental é muito grande, o material convencional não é capaz de devolver resistência às suas paredes. Nestes casos devemos lançar mão de pequenos blocos de porcelana, confeccionadas em laboratório, com o formato exato da estrutura dental perdida.


Este procedimento devolve estética e função, sem colocar em risco as paredes remanescentes do dente.

Troca de Restaurações


 
 

Muitos pacientes anceiam pela troca da restauração escura em amálgama (liga metálica composta por limalha de prata e mercúrio) pela de resina composta. Já outros apresentam certo receio quanto à resistência e durabilidade desse novo material.

Hoje em dia, porém, temos no mercado resinas com uma moderna tecnologia de nano partículas que oferecem excelentes características mecânicas e estéticas. Seguindo-se um protocolo bem traçado de confecção essas restaurações terão grande durabilidade sem sensibilidade pós operatória.

Endodontia


Tratamento de Canal


 



É a especialidade odontológica que cuida da contaminação e inflamação das estruturas internas dos dentes envolvidas com o canal radicular.
Nosso diferencial é disponibilizar aos nossos clientes tratamento com equipamento de ponta.

Isso propicia excelência de desinfecção em todos os nossos protocolos clínicos, diminuindo significativamente quadros de reincidência tão comuns em contaminações dessa natureza.

Outro diferencial é a possibilidade de tratamento em sessão única, o que diminue número de idas ao consultório dentário.


Plástica gengival



Plástica Gengival



 

Hoje é possível melhorar a estética gengival através de procedimentos ultra-conservadores com laser e diversas técnicas de cirurgia plastica periodontal.


A escultura de novos contornos gengivais que destaquem melhor os dentes e, ainda, a remoção de manchas escuras da gengiva sem qualquer tipo de sangramento são realizados em uma única sessão dentro da técnica com laser.


Existem também procedimentos para ganho de volume gengival para cobertura de raízes e consequente diminuição da sensibilidade dental e da melhora da estética.




Coroas Metal-free

 



Estas coroas livres de metal possuem duas camadas, uma interna (de porcelana muito resistente) e outra externa (de porcelana muito estética), por isso sao muito usadas em dentes anteriores pois elimina-se a possibilidade de um arco acinzentado entre a gengiva e a coroa do dente.









Plastia Dental




A ameloplastia ou também chamada plastia dental, é uma técnica não muito conhecida dos pacientes, mas já bem difundida entre os profissionais especialistas na área.

Consiste em desgastes leves ou moderados do esmalte dentário (sem prejudicar sua estrutura) que resultam numa melhora na aparência do dente.
Esta técnica nos permite "alargar" dentes finos, "afinar" dentes grossos, "encurtar" dentes alogados, etc. Tudo atravéz da mudança de reflexão da luz incidida sobre o dente conseguida com leves desgastes.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fechamento de Diastema


Diastema é o nome dado ao espaço existente entre dois dentes vizinhos quando estes não se tocam. Pode ser um espaço pequeno ou grande como o encontrado em celebridades tais quais a Madonna e o Ronaldinho.



 


O fechamento de diastema é a técnica empregada para reestabelecer este ponto de contato sem o uso de aparelho. Isso pode ser feito com resina composta ou porcelana sem desgaste algum do dente.

 

Ortodontia


A ortodontia moderna permite tratamentos mais rápidos, eficientes e com menor desgaste para os pacientes tanto em relação à dor como em relação à estética.




Utilizamos no consultório, principalmente em pacientes adultos, técnicas que associam brackets estéticos de cor muito semelhante aos dentes, a fios de memória importados, que retornam à forma inicial independente da deformação que sofrem. Isso permite o tratamento com um nível mínimo de dor e praticamente nenhum prejuízo das funções profissionais e sociais desses pacientes.

Estamos aptos para proporcionar-lhes uma correção ortodôntica atual, embasada nos mais modernos conceitos científicos e tecnológicos, rápida e com menos dor.
É o sorriso que você deseja com a função adequada e saúde bucal que você necessita.